Rádio On

Alô Vocês, Compositores do Meu Brasil Brasileiro!

Lino Tavares

Embora 99% da população brasileira ignore, transcorreu em 15 de janeiro o Dia do Compositor. Deve-se a esse "operário" da música o que de mais belo e emocionante pode ser produzido no universo dos sons, utilizados como entretenimento, lazer e - por que não dizer? - extraordinária terapia ocupacional.
“De nada valeriam as mais lindas vozes e os mais avançados instrumentos musicais, não fossem as cabeças pensantes dos compositores, que 'garimpam" tons, semi tons, ritmos e compassos, harmonizando-os até alcançar o produto final que chamamos de música, melodia, canção ou algo que o valha.             
Lamentavelmente, a figura do compositor nunca teve, pelo menos no Brasil, o reconhecimento a que faria jus, pelo tanto que contribui para o padrão de musicalidade de sua terra e de sua gente. Exceto - é claro - quando associa a capacidade de compor à arte de cantar aquilo que produziu por obra e graça da inspiração trazida de berço. Mas a notoriedade conquistada, nesse caso, não acontece em razão de ser o compositor daquilo que canta e sim pelo fato de ser o cantor daquilo que compôs.
Entre as aptidões que me couberam por direito, na chegada a este mundo, inclui-se a capacidade de compor, algo que descobri aos 12 anos, quando transformei um sonho em poesia e, poucos dias depois, dei musicalidade ao verso, batizando-o com o nome de "Sonho de Menino". A partir daí, passei a compor músicas de gêneros diversos, tornando-me autor  da canção oficial do 10º Batalhão Logístico do Exército e do Hino do EFIPAN (Encontro de Futebol Infantil Panamericano) , ambos sediados no Rio Grande do Sul.
Postando aqui duas de minhas composições, homenageio todos os compositores e compositoras, que semeiam notas musicais na terra fértil da criatividade musical, para colher o fruto saboroso das canções que embalam sonhos, enternecem espíritos românticos e marcam a vida de milhões de pessoas, fazendo lembrar os momentos mágicos de dias felizes, vivenciados aos som de pérolas musicais que o tempo imortalizou.

SONHO DE MENINO: 


HINO DO EFIPAN:

0 comentários:

Postar um comentário